Exercício físico e saúde cardiovascular
- Dra. Bruna Nunan
- 29 de abr. de 2020
- 2 min de leitura
Você sabe como começaram os estudos envolvendo a importância da atividade física?
🎯 Em 1953, Morris e colaboradores publicaram no jornal científico Lancet o primeiro estudo que mostrou que indivíduos ativos fisicamente tinham menos eventos cardiovasculares (infarto agudo do miocárdio e até morte)
🎯 No estudo eles envolveram 31 mil trabalhadores do transporte público de Londres, divididos em trocadores e motoristas. Antigamente, os trocadores iam de assento em assento, portanto eram considerados ativos fisicamente. Já os motoristas trabalhavam sentados em toda jornada de trabalho, sendo considerados inativos.
🎯 Os resultados da pesquisa mostraram que os motoristas tiveram em média, 3 vezes mais eventos cardiovasculares que os trocadores – ou seja, aqueles que passavam o dia andando e em pé (considerando somente o trabalho), tiveram menos eventos que os que ficavam o dia todo sentados.
💡 Essa evidência foi precursora de inúmeros estudos que embasam hoje, a importância da atividade física para a saúde! Isso é explicado pelos efeitos protetores do exercício físico sobre nossos órgãos e sistemas. Um dos sistemas mais influenciados e o cardiovascular.
💡 Ao praticarmos atividades físicas, nosso corpo libera substâncias que ajudam a relaxar as artérias, diminuindo assim, o que chamamos de resistência vascular periférica, diminuindo quadros hipertensivos. Além disso, nosso coração fica preparado para receber uma maior quantidade de sangue. Quando os músculos se contraem seguidamente, o volume de sangue que retorna para o coração aumenta, o que chamamos de retorno venoso. Dessa forma, uma vez o coração mais distendido, mais forte o coração contrai e bombeia o sangue, mais sangue é expulso por ele, segundo a lei de Frank-Starling (quanto mais distendido o tecido, mais a força de contração).
Percebeu o quanto a prática de exercício físico regular é importante para a nossa saúde?
Segundo a American Heart Association, o exercício físico é o tratamento de linha de frente para desordens cardiovasculares. A recomendação é que se pratique 150 minutos de exercício aeróbico semanal, que pode ser dividido em 50 minutos por 3 dias na semana, ou 30 minutos por 5 dias na semana. Isso você escolhe!!
Ah! Não se esqueça dos exercícios resistidos! A musculatura também é muito importante para o metabolismo! Papo para outro post!
Não vamos esquecer de respeitar nosso corpo, e procurar um especialista sempre que necessário!
Até mais =)
Comentarios